Em outubro, Santa Catarina se transforma no melhor e mais animado destino turístico do Brasil. E sabe por quê? Por causa de nossas festas típicas em variadas regiões do estado que atraem mais de 2 milhões de visitantes. São turistas de todas as partes do país e do mundo, difundindo assim a dança, a música, a comida típica e as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos e de outras etnias que formam a base do povo catarinense. A principal delas e mais conhecida é a Oktoberfest. Mas tem também a Fenarreco, Fenaostra, Festa do Imigrante e Festival do Camarão. Veja só.

Oktoberfest

A maior festa alemã da América do Sul, a Oktoberfest Blumenau teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. A festa acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro. Mas a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante os dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha. A festa conta com diversas atrações artísticas, musicais e culturais, desfiles temáticos e grande variedade em chopes e gastronomia típica, além do tradicional concurso nacional de tomadores de chope e o concurso Fritz e Frida, que escolhe os mais bonitos e tradicionais trajes típicos.

Quando: 4 a 22 de outubro

Onde: Parque Vila Germânica

Cidade: Blumenau

Mais informações: www.oktoberfestblumenau.com.br

Fenarreco

O evento de Brusque faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina e sua principal atração é o “Ente mit Rotkohl”, o marreco recheado com repolho roxo, além de outros pratos da culinária alemã, chope, música e danças típicas. A Fenarreco deste ano contará com mais de 30 bandas, gastronomia típica, brincadeiras e o tradicional chope gelado. O desfile de abertura está marcado para o dia 5 de outubro, às 18h30, na avenida Cônsul Carlos Renaux. Em seguida todos vão para o Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, onde será realizada a sangria do primeiro barril.

Quando:5 a 15 de outubro

Onde: Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof

Rua Gentil Batistti Archer, 221, centro II

Cidade: Brusque

Mais informações: www.brusque.sc.gov.br

 

Festa do Imigrante

O mês de outubro traz a tradição e alegria para os timboenses e participantes da Festa do Imigrante. A Pérola do Vale recebe visitantes de todo Brasil, em busca de diversão, comida típica e união entre as famílias. Bailes, shows, desfiles, gastronomia e apresentações de danças folclóricas germânicas são a marca desta grande festa, que faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Neste ano, a programação contará com shows, eventos culturais, tardes temáticas, folclore, escolha da rainha e princesas, clubes de caça e tiro, gastronomia ítalo-germânica e atrações para todas as idades. A entrada é gratuita.

Quando: 11 a 15 de outubro

Onde: Pavilhão de Eventos Henry Paul

Rua Professor Július Scheide Mantel, 718

Cidade: Timbó

Mais informações: www.festadoimigrante.com.br

 

Fenaostra

A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) mudará de endereço em 2017: tradicionalmente realizada no CentroSul, dessa vez o evento será no Mercado Público e Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis. Organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, a festa acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro, terá entrada gratuita e, entre as atrações estão bandas locais e a participação de maricultores da cidade. Serão mais de 100 pratos à base de frutos do mar, especialmente ostras e mexilhões. Haverá também concursos gastronômicos, cursos, workshops e seminários, comércio de artesanato e atrações artísticas e culturais.

Quando: 11 a 15 de outubro

Onde: Mercado Público e Largo da Alfândega

Cidade: Florianópolis

Mais informações: http://www.pmf.sc.gov.br/sites/fenaostra/

 

Festival do Camarão

O Festival do Camarão de Porto Belo tem como foco a gastronomia e visa ser uma festa familiar. A festa conta com atrações musicais durante todo o evento, além de uma super estrutura como cozinhas e banheiros containers, wi-fi free, pavilhão 1200 m², feira de artesanato entre outros. Em sua primeira edição, Porto Belo realizou a maior caldeirada de frutos do mar do Brasil registrado pela Ranking Brasil e reuniu um público aproximado de trinta mil pessoas, superando a expectativa dos organizadores. A principal novidade deste ano é a preparação do risoto de camarão na panela gigante, que substitui a caldeirada, realizada nos anos anteriores. Entre as principais atrações está o show nacional com Jeann e Julio, além de Ivonir Machado, Nando Kruscinscki, Almalama, Candieiro e Ander e Fael, e a participação da comediante Dona Maricotinha.

Quando: 13 a 15 de outubro

Onde: Praça da Bandeira

Cidade: Porto Belo

Mais informações: visiteportobelo.sc.gov.br.

Viu, só? Motivos não faltam para vir para Santa Catarina! Faça sua reserva agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *